/* ---marcadores por enjoythelittllethings.blogspot.com --- */ #Label1 ul li {float:left; padding-left:10px; font-family: 'Georgia'; font-size: 12px; background:url(http://static.tumblr.com/8buytvw/30imlqqy9/tags.png) no-repeat left;text-indent : 8px; width:100px; font-style: italic; -webkit-transition-duration: .40s;-webkit-transition-duration: .40s} #Label1 ul li:hover{background:url(http://static.tumblr.com/8buytvw/rE4mlqr3g/tags1.png) no-repeat left;} #Label1 ul li a {color: #D9CFA3;} #Label1 ul li a:hover {color: #9b9b91;} /* ---fim--- */

Resenha - A Aprendiz por Trudi Canavan

Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630250
Número Páginas: 544

Ano: 2012
Avaliação: 

Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

Essa resenha contém spoilers de O Clã dos Magos

A Aprendiz é o segundo volume da trilogia do Mago Negro e começa alguns meses depois do fim de O Clã dos Magos. O livro é dividido em dois núcleos principais, mas possui vários pontos de vista.

Em um lado, nós vemos como Sonea está se adaptando a sua vida no clã agora que ela fez o juramento e pode finalmente estudar na universidade, desde o inicio da para perceber que não vai ser fácil pois existe um preconceito muito grande em relação a Sonea já que ela era uma "favelada" e não só os alunos, os professores também, em vários momentos eu fiquei com tanta raiva de certos personagens que dava até vontade de parar de ler, então se preparem para ficarem revoltados.

"- Sonea - uma voz chamou de repente. - Olha o que eu guardei para você. 
Os aprendizes se voltaram conforme uma figura familiar veio caminhando até a mesa segurando um prato. Regin sorriu e então empurrou o prato para a frente de Sonea. Ela ficou vermelha de raiva quando viu que ele estava coberto de cascas de pão e restos de comida."

No outro lado tem Dannyl que depois de sua ótima participação na captura de Sonea foi nomeado embaixador do clã e tem que viajar para outro país, da para perceber o enorme crescimento do personagem e nós acompanhamos sua jornada por muitos lugares desconhecidos, o legal do livro é que ele tem mapas no final então sempre que tiver com duvida é só ir lá dar uma olhadinha.

"O que era natural e certo ? Quem realmente sabia ? O mundo nunca fora algo tão simples a ponto de uma única pessoa saber todas as respostas."

A Aprendiz entra para aquele clube de livros que poderiam ser menores, não que a história seja ruim, longe disso o livro é muito bom, mas ele é muito grande o que o torna cansativo além de ser complicado em alguns momentos, já que a Trudi Canavan criou um mundo completamente novo, existem países diferentes, palavras diferentes, a época também é outra. Por isso diversas vezes nós temos que ficar indo dar uma espiadinha no final do livro para ver o glossário ou os mapas.

O que me impediu de dar cinco estrelas foi o fato de achar que as coisas demoraram muito para acontecer como no primeiro volume, ele até deu uma acelerada sim e as 100 primeiras paginas eu li bem rápido, mas depois algumas coisas começaram a ficar muito repetitivas ou então demoravam muito para acontecer o que deixou a leitura ainda mais cansativa além do tamanho.

“– Não me importa se acredita em mim ou não, Sonea – Ele franziu os olhos em direção à porta que se abriu com um rangido baixinho – Apenas tenha em mente que se contar algo sobre isso, vai provocar a destruição de tudo que é importante para você.”

A autora ressalta dois pontos muito importantes nesse livro, como eu disse antes o bullying físico e psicológico estão presentes o tempo todo e também tem o preconceito com a homossexualidade, que como vimos no primeiro volume é bem presente no universo do livro, ele é mais explorado nesse segundo volume de uma forma muito boa. Os personagens do livro são muito bons, mesmo a maioria sendo mais velha, você consegue entender como eles estão se sentindo e se colocar no lugar deles. Nós conhecemos mais sobre Akkarin e surgem vários personagens novos, alias um desses virou o meu preferido. 

Se você espera por um romance ou grandes cenas de ação esse não é o livro, existem sim os dois, mas não como em uma distopia, acredito que esses aspectos vão ser mais explorados no terceiro volume – que é enorme-.

"Todos nós temos que sofrer derrotas de tempos em tempos."

No geral o livro é muito bom e super recomendado, tem seus lados negativos sim, mas como vários outros eles não superam os positivos. Agora é ler o terceiro volume e ver como a Trudi vai terminar a trilogia.

Beijos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Oi, Stephanie! <3 Bom ter você de volta!
    Eu li algumas partes da sua resenha, não toda porque ainda não li o primeiro volume, mas sei lá, algo diz que essa não é a série que preciso no momento hahaha Acho que ainda estou sedenta por ação e romance desde que terminei Trono de Vidro rs
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, eu voltei o/
      Entendo, o livro é bom, mas se quiser um do estilo de Trono de Vidro ele não é o mais indicado.
      Obrigada pelo comentário Tici!!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Oi
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa ... Uma pena que essa série não consegue despertar nenhum interesse em mim :(
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Eu li toda a trilogia e concordo com vc, as coisas meio q demoram a acontecer, mas eu não acho que isso seja uma coisa negativa. O mundo e as personagens que a Trudi Canavan criou são complexos e se as coisas tivessem acontecido de uma maneira mais rápida, poderia comprometer a história em si.
    Na leitura da série, teve horas que eu não aguentava mais ler, pq não acontecia nada, ficava só na tensão de quando vc sabe que vai acontecer, mas não acontece ainda. Toda essa tensão e até mesmo raiva que a autora me fez sentir pelas coisas que aconteciam ou deixavam de acontecer, como foi o caso, me fez criar um vínculo com a história e tbm me tornou mais paciente. A maioria dos livros de hj em dia são rápidos, as coisas acontecem logo e não te permitem conhecer melhor a história e as personagens, os autores simplesmente jogam as coisas pra vc. A Trudi não fez isso.
    Enfim!
    Minha opinião.
    Essa série é maravilhosa!
    Abraço
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir